A Robertson GeoConsultants (RGC) e a SRK Global anunciaram hoje o falecimento de Andy Robertson, em 29 de março. Andy tinha 79 anos e foi o fundador de ambas as empresas.

Nasceu em Pretória, África do Sul, e se mudou para Vancouver, Canadá, em 1977.

Enviamos à família nossas condolências e lamentamos muito sua perda. Uma homenagem à vida de Andy será realizada nos próximos meses.

Convidamos você a ler sobre sua vida e história na SRK e na RGC, abaixo.

Andrew (Andy) MacGregor Robertson nasceu em 1943 em Pretória, África do Sul, onde seu contato com a mineração começou desde muito jovem. Em 1966, graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul, e concluiu seu doutorado em 1977.

Ao longo dos mais de 50 anos que se seguiram, a notável carreira de consultoria de Andy avançou, sempre atendendo à indústria de mineração, com um forte foco na melhoria das práticas de gerenciamento de lixo/resíduos de minas para reduzir a pegada ambiental da mineração. Durante esse tempo, ele foi cofundador de duas empresas de consultoria de mineração muito bem-sucedidas, uma empresa de software de planejamento de minas e uma empresa de tecnologia de mineração.

Em fevereiro de 2014, Andy teve seu trabalho em gerenciamento e responsabilidade ambiental reconhecido pelo International Mining Technology Hall of Fame.

Bem antes de receber essa homenagem, em 1974, quando tinha apenas 30 anos, Andy, Oskar Steffen e Hendrik Kirsten formaram a Steffen, Robertson & Kirsten em Joanesburgo, África do Sul. Na época, a SRK era a única empresa de consultoria na África especializada em geotecnia de mineração.

Quatro anos depois, em 1977, Andy se mudou para o Canadá e abriu a primeira filial internacional do que viria a se tornar a SRK Consulting. Várias filiais nos EUA foram formadas sob sua orientação. Nesses primeiros anos de formação da empresa, ele atuou como forte mentor e orientador para muitos jovens engenheiros e geocientistas. Muitos progrediram e abraçaram carreiras de destaque dentro da SRK, bem como em outras empresas de consultoria ou mineração. Hoje, a SRK conta com a colaboração de mais de 1.600 funcionários, em mais de 40 filiais em todo o mundo.

Além da SRK, Andy desenvolveu várias outras empresas que atendem ao setor de mineração. Em 1981, fundou a Gemcom (Geotechnical Engineering and Mining Computing), uma empresa que desenvolveu o primeiro banco de dados de exploração baseado em PC do setor de mineração, além da modelagem de depósitos de minério e software de planejamento de minas a céu aberto. Em 2012, a Gemcom foi vendida para a Dassault Systèmes, proprietária da GEOVIA.

Em 1989, Andy lançou a InfoMine, com a visão de tornar as informações de mineração mais amplamente disponíveis. Ele liderou a estratégia digital que se tornou a pedra fundamental da empresa e, sob sua liderança, a InfoMine expandiu e passou a incluir EduMine.com (treinamento), CareerMine (recrutamento) e Mining.com (notícias).

Em 1995, Andy fundou a Robertson GeoConsultants, uma empresa de consultoria especializada em mineração internacional, com sede em Vancouver, BC. Sua prática de consultoria incluía atuar em vários painéis de revisão de pares e conselhos de revisão independentes, para algumas das maiores e mais desafiadoras barragens de rejeitos do mundo.

De meados de 1980 a 2000, Andy trabalhou na pesquisa fundamental para o teste, previsão e controle da drenagem ácida de rochas (ARD). Ele foi membro contribuinte do British Columbia ARD Task Force de 1985 a 1990, que publicou algumas das primeiras diretrizes de ARD do setor. Andy escreveu ou contribuiu para guias técnicos do setor sobre gerenciamento de lixo/resíduos de minas, descarte de resíduos de moinhos de urânio e diretrizes para a reabilitação de minas. Essas diretrizes estabeleceram a base para as melhores práticas ambientais do setor.

O interesse de Andy em elevar os padrões do setor foi um tema recorrente difundido em seu trabalho. Sua participação foi instrumental no uso pioneiro da ferramenta FMEA de análise de modos de falha e seus efeitos – uma das primeiras técnicas sistemáticas para análise de falhas – e da ferramenta MAA de análise de contas múltiplas, para soluções projetadas no setor de mineração. No final da década de 1990, publicou vários artigos sobre o uso de FMEA e MAA que ainda são usados comumente como fonte de referência nos dias de hoje no setor de mineração.

Durante sua carreira, Andy trabalhou incansavelmente para proteger o meio ambiente, as comunidades, a qualidade da água e o abastecimento de água. Aproveitou sua experiência em mecânica de rochas, engenharia geotécnica e geoquímica para elevar o nível de responsabilidade ambiental, tanto dentro do setor quanto para os produtos de trabalho que ele entregava.

Andy tinha verdadeira paixão por melhorar o projeto, a construção, a operação e o fechamento de barragens de rejeitos. Para tornar as barragens de rejeitos mais seguras, ele defendia o aperfeiçoamento da tecnologia usada para o projeto, construção e estabilidade a longo prazo das barragens de rejeitos; a responsabilidade fiscal na construção e operação dessas barragens; e a governança, de modo que os projetos de hoje atendam às necessidades das gerações futuras e às mudanças nas expectativas da sociedade.

Além da mente brilhante, tino comercial e capacidade de identificar talentos, Andy também era admirado por sua humildade, simpatia e generosidade. Estava sempre disposto a compartilhar seus conhecimentos por meio de publicações, cursos e inúmeras reuniões e discussões. Seu legado viverá em todos os engenheiros e cientistas que ele orientou ao longo de sua carreira notoriamente longa e bem-sucedida. Verdadeiramente um grande homem!